http://www.viradafemininaoficial.com.br

A cidade de São Paulo receberá no dia 28 de maio de 2017, a primeira edição da VIRADA FEMININA. O evento será realizado pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, por meio de sua Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dra Albertina Duarte e pela LIBRA – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, entidade fundada no país em 1976 e integrante da League of Women Voters dos EUA (fundada em 1920). No Brasil, a LIBRA é presidida pela Sra Marta Lívia Suplicy e no Estado de São Paulo pela Dra Marly Lamarca. Dra Guiomar Milan é Presidente de Honra e co-fundadora da associação que congrega lideranças femininas de diversos segmentos da sociedade. A LIBRA atua no Brasil nas mesmas premissas do capítulo americano na defesa da democracia, estimulando a participação popular e promovendo a educação cidadã. E este ano, a associação realizará a VIRADA FEMININA, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor. Um movimento global de empoderamento feminino.

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Prefeito João Doria anunciou apoio ao evento, juntamente com a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Patrícia Bezerra. No último dia 07, foi encaminhado projeto de lei n. 129/2017, à Câmara de Vereadores de São Paulo, por iniciativa da Vereadora Janaína Lima, propondo a inclusão da Virada Feminina no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo. Representando a LIBRA, Dra. Patrícia Rosset assessorou a elaboração do PL e Marcia Vieira (MVI Bank) foi a responsável pelo projeto do evento anexado ao PL.

O propósito do evento é iniciar um Movimento Nacional e Internacional de fortalecimento e conexão de iniciativas de empoderamento feminino. Serão 12 horas de atividades e atendimentos às mulheres, a serem realizadas no último domingo de maio. O Pré-lançamento da Virada Feminina 2017 está acontecendo neste Mês da Mulher. No dia 08/03, em evento no Teatro Municipal, organizado pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e Prefeitura de São Paulo, a Presidente Nacional da Libra, Marta Lívia Suplicy, apresentou o propósito da Virada e convidou diferentes entidades públicas, privadas e do terceiro setor presentes a contribuírem com a mobilização e preparação do dia 28/05.

O Movimento está sendo apresentado em vários outros eventos em comemoração ao mês da Mulher: na última quarta, em encontro da entidade Bem Querer Mulher, para posse da apresentadora Ana Maria Braga, como Embaixadora da instituição; também no dia 09/03, na Câmara de Vereadores de São Paulo, quando a presidente Nacional da LIBRA, Marta Lívia Suplicy recebeu homenagem, por meio da Vereadora Adriana Ramalho; no dia 11/03, durante o Congresso Estadual da Mulher Advogada  (OAB São Paulo). E neste domingo, 12/03, a coordenação da Virada Feminina participou do evento Mulheres Com Vida, no Parque do Carmo, em São Paulo, organizado UGT – União Geral dos Trabalhadores. O objetivo é a mobilização da sociedade para preparação da Virada 2017.

O evento acontece no próximo dia 28.05, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o incentivo do novo presidente da Casa, o jovem e incentivador das pautas femininas, Deputado Estadual Cauê Macriz e apoio da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, por meio da Deputada Estadual Clélia Gomes. No âmbito municipal, a Câmara deVereadores abraçou a causa, por meio da Vereadora Adriana Ramalho.

Estão atuando 06 Grupos de Trabalho Voluntário da LIBRA, coordenados por equipes experientes com representantes do Ministério Público, ONGs, Assembléia Legislativa do Estado, Confederação Nacional de Municípios, OAB, Governo do Estado, municípios do interior, Movimento Estadual pelos ODS/SP, lideranças femininas da política, empresárias, professoras, advogadas, artistas,  dentre outros parceiros que, desde janeiro, estão desenvolvendo os conteúdos e programações.

A VIRADA FEMININA será o OLHAR e a VOZ do feminino sobre os atuais desafios da humanidade: educação, política, economia, empreendedorismo, segurança, meio ambiente, cultura, saúde, arte. Serão horas que se multiplicarão por anos, com ressonância no setor privado, setor público, sociedade civil organizada e cidadãos. Ao final do evento será assinada a CARTA DE SÃO PAULO PELA VIRADA FEMININA 2017/2018 , com uma agenda de intenções intersetoriais e de compromisso com o ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO – AGENDA 2030/ONU – Organização das Nações Unidas/ODS Objetivos do Desnvolvimento Sustentável.

 

O Projeto foi elaborado de forma a ampliar o tema do Feminino, modernizando a percepção da sociedade sobre o papel da mulher. Abaixo, alguns trechos do projeto.

Trechos do Projeto da VIRADA FEMININA

Fundamentação 

  • Mundialmente vivemos um tempo de grandes transformações, uma travessia complexa, veloz e desafiadora. Velhas respostas não atendem às novas questões da humanidade. Época que exige flexibilidade, intuição, amorosidade, força e capacidade para gestar o novo. O papel do feminino se fará cada vez mais relevante nas instituições e entre as lideranças, para realizarmos a transição necessária e estabelecermos uma nova relação com a representação maior do feminino, a Mãe Terra e os filhos e filhas que nela habitam. Inúmeros sistemas e modelos econômicos, políticos e sociais, até então vigentes, não estão se sustentando, numa clara demonstração da força da mudança, que já começou.
  • A percepção, a voz e a ação feminina serão fundamentais para traçar diferentes caminhos, para o engatinhar de uma nova humanidade, que está reaprendendo a se comunicar pela revolução da tecnologia, a conviver com fronteiras mais tênues entre nações, a compartilhar, a observar-se de forma mais ampla. As turbulências mundiais e locais serão a oportunidade para reinventarmos setores essenciais para nosso avanço individual e coletivo. 
  • A grande virada necessária em tantas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, economia e política, passarão pela VIRADA FEMININA.
  • E neste contexto de grandes mudanças, a ONU, juntamente com 193 países-membros, estabeleceu 17 Objetivos Globais para cumprimento até 2030. Dentre os objetivos, a Igualdade de Gênero representa um desafio importante para o enfrentamento das desigualdades que impedem nosso avanço enquanto civilização. A VIRADA FEMININA estará inserida neste e nos demais objetivos, reforçando o compromisso do Brasil como signatário da Agenda 2030.

Eixos Temáticos:

  • A mulher e seu papel transformador e de PERMANENTE EDUCADORA;
  • A inserção da MULHER NA POLÍTICA;
  • O EMPREENDEDORISMO FEMININO;
  • Mulher, JUSTIÇA E CIDADANIA
  • SUSTENTABILIDADE: o papel da mulher para uma vida mais sustentável na Terra.
  • A PROTEÇÃO DA MULHER contra a violência doméstica, profissional e todas as suas formas;
  • O FORTALECIMENTO individual e coletivo da mulher (saúde, auto-estima, beleza, empregabilidade, etc);
  • A TERCEIRA IDADE e a nova mulher;
  • A JOVEM mulher, sua formação responsável e a revolução possível.
  • O respeito aos TRANSGÊNEROS e aos homens de ALMA FEMININA

Idealização da Virada Feminina:

Marta Lívia Suplicy – Presidente Nacional da Libra – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil

Dra Albertina Duarte Takiuti – Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado de São Paulo.

Responsável pelo Projeto: Marcia Vieira – MVI Bank e FIPECAFI-FEA-USP

Coordenação Geral: Cris Palmieri, Dra Albertina Takiuti, Marta Lívia Suplicy, Dra Dalva Christofoletti.

Coordenação de Grupos de Trabalho (GTs):

 GT Justiça e Cidadania: Dra. Patrícia Rosset – Advogada Professora, Doutora em Direito Constitucional

GT Violência contra a Mulher: Dra. Gabriela Mansur – Promotora de Justiça

GT Saúde: Dra. Albertina Duarte Takiuti –  Ginecologista, Obstetra, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado de São Paulo

GT Sustentabilidade: Cris Palmieri- Engenheira, Consultora Especialista em Projetos de Sustentabilidade

GT Empreendedorismo: Marcia Vieira- Administradora, Diretora da MVI Bank e integrante da equipe de consultores da FIPECAFI-FEA-USP e Rosa Maria Riera – Empresária

GT Educação:

Edilene Jacob – Bacharel em Direito, Eduardo Mosna Xavier – Assessor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Carmem Valle –  Coordenadora do Projeto Escola da Família

 

Contato: viradafeminina@gmail.com

Coordenação: Clarisia Ramos, Edinho Oliveira, Kelly Castilho e  Ninna Brandão

Clarisia Ramos +55 11 950003649 – Edinho Oliveira +55 11 998719292

Produção: CVR comunicação e produção

 

A MVI BANK – Banco de Projetos para Investimentos apoia a VIRADA FEMININA e convida parceiros, clientes, empresas, entidades públicas e o terceiro setor a apoiarem esta causa global e fundamental.