Nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2016, realizou-se em Montevideo, o V Fórum de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental dos Países Ibero-Americanos, organizado pelo Escritório de Planejamento e Orçamento da Presidência da República do Uruguai. Enviaram representantes ao evento: Espanha, México, Argentina, Colômbia, Paraguai, Brasil, Peru, Equador, além do anfitrião Uruguai. Também enviaram representantes o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, a CEPAL – Comissão Econômica paa América Latina e Caribe, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. O Brasil é representado no grupo pelo GEFIN – Grupo de Gestores das Finanças Estaduais, por meio do Dr Roberto Yamasaki (Secretário-Adjunto de Fazenda do Estado de São Paulo), Dra Célia Carvalho (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) e Dr Augusto Monteiro (Secretaria da Fazenda da Bahia). Este ano foram debatidos principalmente temas realacionados ao panorama econômico e fiscal dos países, a Agenda 2030 estabelecida pela ONU/PNUD – ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os desafios e as novas soluções para as administrações públicas subnacionais (estados e municípios).

Dra Célia Carvalho apresentou sobre o tema das PPPs – Parcerias Público Privadas e Dr Augusto Monteiro, Presidente do GEFIN, tratou sobre as Administrações Financeiras e o Controle Interno – comparativo do modelo brasileiro e da União Européia.

A FIPECAFI-FEA-USP apoia a iniciativa do Fórum, desde a sua terceira edição realizada no Brasil em 2014. Marcia Vieira, representando a Fundação,  participou do evento, em Motevideo, realizando palestra sobre o tema Revitalização Governamental – Os Desafios e os Novos Caminhos da Administração Pública Moderna e apresentou sobre a Qualidade do Gasto Público nos Estados Brasileiros e os ODS. Esse estudo  é realizado pelo GEFIN, por meio de Grupo De Trabalho coordenado pela Dra Maria de Fátima Alves Ferreira (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), FIPECAFI e  FIPE (FEA-USP).  O Objetivo  é realizar  análise sobre o resultado dos gastos governamentais em educação, saúde, saneamento, acesso a água, segurança e meio ambiente, considerando como um de seus parâmetros as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para 2030. O Painel de indicadores com a aplicação de recursos pelos estados subnacionais e sua eficácia subsidiará uma Agenda Nacional pela Qualidade do Gasto Público.

 

 

Agenda_V_Foro_02-08